22 agosto 2006

0,50€ o raio

Ia eu hoje a passear em agonia debaixo de uns modestos 40º (à sombra) em Coimbra.. quando olho para baixo e vejo, enfiada entre dois cubinhos na bela da calçada portuguesa, uma moedinha brilhante que me encheu as medidas..

A Teresa o que é que faz? O óbvio. Acha que já ganhou o dia e abaixa-se para apanhar a dita. Quando já vai a meio caminho de a guardar na carteira para ir já daqui a nada gastá-la num cafézinho que lhe vai saber às mil maravilhas porque foi pago por um desleixado desconhecido, eis que a palerma se digna a olhar melhor para o achado..

Ah pois, qual 50 cêntimos, qual quê! Nada mais nada menos do que 25 centavos vindos do outro lado do Atlântico.

Fiquei pior que estragada. Mas para que é que eu quero isto? Raios, que falta de sorte. Já não era mau o suficiente não ser dinheiro com utilidade, como ainda por cima vem do Brasil! Mas anda aí alguém a gozar com a minha cara?! Eu já não estou de férias! Não quero mais que a minha mente vagueie lamoriosamente por praias paradisíacas, com palmeiras a cair sobre a àgua.. o pôr-do-sol ao fundo.. uma àgua de côco fresquinha..

Com esta imagem na cabeça, acabei por ficar no meio da rua a esbracejar, vermelha de raiva, com a testa contorcida, a chamar nomes pouco simpáticos ao #&$§£@* do brasileiro que ali deixou cair a maldita da moeda.
E então.. quando uma súbita brisa de razão me passou rasa ao cocoruto, lá guardei o tesouro dentro do saco e retomei a caminhada debaixo dos modestos 40º.. pensando, com um leve sorriso de resignação a desenhar-se na cara: Vou dá-la ao meu pai para a colecção dele..


Imagem index2003.

3 comentários:

vinte e dois disse...

Uma vez tive mais sorte. Encontrei na berma de uma estrada um monte (não estou a exagerar) de moedas espalhadas. Mas eram portuguesas, naquela altura ainda o escudo estava em vigor. Mas no meio disto tudo, fizeste uma pessoa feliz, o teu pai ;)

Nunovsky disse...

Olha que eu não permitia que se rissem de mim assim...garanto-te que se isso me acontecer, me meto num avião e vou ao Brasil gastá-los!

O Chaparro disse...

tens sempre a hipotese de a por numa maq de tabaco ou bebidas se for do mesmo tamanho da de 50 centimos, eh eh eh